Quer comprar ou alugar um imóvel? Então, antes de fechar negócio, é importante realizar uma vistoria para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Pensando nisso, a AD Imóveis preparou uma matéria especial para você descobrir os diferentes tipos de vistoria de imóveis e suas aplicações.
Boa leitura.
O que é a vistoria de imóveis?
A vistoria de imóveis trata de uma avaliação cujo objetivo é identificar problemas na estrutura de um imóvel. O recomendado é que ela aconteça na hora da entrega e devolução das chaves para os contratos de locação. Essa ação garante condições de ocupação para o próximo morador, além de resguardar inquilino e locador.
Isso porque, é dever do inquilino devolver a residência nas mesmas condições em que lhe foi entregue. Assim como cabe ao proprietário entregar a propriedade nas melhores condições possíveis.
Além disso, como dito anteriormente, a vistoria também vale para contratos de compra e venda, uma vez que permite identificar eventuais problemas que passariam despercebidos em uma visitação comum.
Em alguns casos, a vistoria de imóveis pode servir para reconsideração do fechamento de um contrato, já que pode verificar eventuais despesas para os novos proprietários.
A importância da vistoria de imóveis
A vistoria de imóveis gera um documento chamado laudo de vistoria. Assim, é ele que mostra as reais condições da propriedade, sejam aparentes ou estruturais. Esse documento resguarda todas as partes envolvidas na negociação. Para o caso dos inquilinos, é possível comprovar que o imóvel está sendo devolvido ao fim do contrato da mesma forma com que foi entregue. O contrário também é válido para os locadores.
Devido às particularidades que envolvem a elaboração desse laudo, é importante que um profissional realize a vistoria. Muitas imobiliárias oferecem esse serviço através de seus corretores, e apesar dos laudos seguirem um padrão, é importante que os profissionais sempre busquem aprimorar seu sistema para personalizar cada vez mais o serviço.7
Os tipos de vistoria de imóveis
Sabemos que a vistoria de imóveis é muito importante para negociações imobiliárias. Contudo, existem três tipos de vistoria, detalhados na tabela abaixo.
Vistoria inicial: É realizada antes de o locatário se mudar para o imóvel. Seu objetivo é registrar o estado em que a propriedade se encontra com dados escritos e registros fotográficos.
Vistoria de constatação: Costuma ser realizada após um período de obras para confirmar reparações feitas no imóvel. Pode ser feita também a pedido do locador, para constatar o estado em que a residência se encontra.
Vistoria final: Objetiva comparar os dados com aqueles coletados na vistoria inicial. Assim, é possível identificar quais avarias e danos apareceram durante o período da locação.
- Artigo Anterior Matrícula de Imóvel: O que é e por que é importante?
- Próximo Artigo Alugar casa ou apartamento? Qual escolher!