Muita gente passa batido por este importante detalhe: ser um bom vizinho. Principalmente quando o assunto é festa. Mas com jeitinho, respeito, bom senso e criatividade é possível realizar uma comemoração bem bacana sem incomodar ninguém.
Se a ideia é ser feliz, nada mais apropriado que evitar o sofrimento alheio. Sem esse cuidado a festa perde o sentido, que é celebrar a felicidade.
Mas se nem tudo der certo e o vizinho for reclamar na sua porta, a melhor saída é ser paciente, ouvir as queixas até o final e tentar encontrar uma solução amigável para o problema. Ser gentil facilita a conversa e desarma a irritação de ambas as partes.
Então, vai aí algumas dicas para a comemoração não acabar mal:
1. Controle do espaço
Um dos primeiros cuidados ao se realizar uma festa em casa é controlar a quantidade de convidados. Reflita se o tamanho do lugar que você mora comporta a quantidade de pessoas que você pretende chamar. Planejamento é tudo e evita problemas.
2. Regule o entusiasmo
Cuide para que os convidados não se excedam nas sacadas e varandas, em conversas em voz alta, risadas ou barulho de copos ou cascos de garrafas. Se isso acontecer, seja educado e diga aos amigos para abaixarem o volume em certos locais da casa.
3. Atenção à limpeza
Para apartamentos, verifique se não foram poluídos pelos festejos lugares externos, como as portas dos seus vizinhos, corredores ou elevadores. Em casas, se há lixos ou garrafas espalhadas pela rua.
4. Respeite o horário limite
A reclamação mais comum de vizinhos durante as festas é o não cumprimento da lei do silêncio. A lei determina o horário de silêncio entre 22:00h às 07:00h e, como um bom vizinho que você é, temos certeza que evitará ao máximo ruídos que saiam da sua casa neste período. Isso inclui principalmente: Som alto, tom de voz dos convidados, arrastar móveis e outros impactos no piso.
- Artigo Anterior Matrícula de Imóvel: O que é e por que é importante?
- Próximo Artigo Alugar casa ou apartamento? Qual escolher!