A procura por um imóvel adequado leva tempo e esforço. Um dos itens que mais pesam na decisão de comprar ou não uma casa é o seu valor. Sendo assim, será que existem fatores que influenciam o preço de um imóvel? Quais são eles?
Saber quais são os itens que pesam no preço do imóvel é fundamental para a negociação! Por esse motivo, trouxemos os principais fatores que influenciam o preço do imóvel, confira!
Segurança
Além da localização, a segurança é outro quesito que tem um peso considerável. A maioria das pessoas deseja viver em um bairro seguro. Por isso, se o imóvel tem itens de segurança como, portão automático com rápida abertura, chaves codificadas e elevador automatizado, pode apostar que o preço do metro quadrado será maior.
Garagem
Pesquisas do mercado imobiliário apontam que uma vaga na garagem valoriza o imóvel em pelo menos 15%. A justificativa disso é a segurança. Estacionar o automóvel dentro do imóvel é levado muito em consideração, principalmente nas grandes capitais.
Lazer
Este quarto fator também é levado em consideração na hora de avaliar a propriedade. Segundo levantamentos, condomínios com uma bela área de lazer costumam chamar mais a atenção dos compradores. Assim como os imóveis próximos a parque, praças e ruas arborizadas.
Varanda e Vista
A presença de uma varanda pode contribuir no preço. Principalmente se ela tiver uma vista privilegiada. Aliás, a vista também é um item determinante no preço. De acordo com os dados, os imóveis com vistas para praias, calçadão e também parques e praças são bem valorizados.
Andar do imóvel
No caso de apartamento, quanto mais alto é o andar mais valorizado ele pode ser. Isso porque a menor quantidade de ruídos vindos da rua faz com que os andares superiores sejam os preferidos dos compradores.
Iluminação natural
Outro item que influencia no preço do imóvel é a posição dele em relação ao sol. A iluminação natural oferece mais conforto para quem vive em um apartamento, principalmente as unidades que recebem a luz solar são mais valorizadas e vendem mais rapidamente.
- Artigo Anterior Matrícula de Imóvel: O que é e por que é importante?
- Próximo Artigo Alugar casa ou apartamento? Qual escolher!